Severn Suzuki
quarta-feira, 1 de junho de 2011 | Postado por Meio Ambiente às 20:50 0 comentários
Marcadores: Conscientização
Copos Descartáveis
sexta-feira, 13 de maio de 2011 | Postado por Meio Ambiente às 23:38 0 comentários
Marcadores: Copos Descartáveis
RECICLAGEM DE PAPEL: verdades e mitos
- A reciclagem de papel para impressão é economicamente viável?
Cada 50 quilos de papel usado transformado em papel novo evita que uma árvore seja cortada.
Sim. Existem tratamentos utilizados para alvejar papéis que deixariam o reciclado tão branco quanto o comum, mas isso implica em usar produtos químicos que aumentariam a poluição.
Guardanapo com Comida; Papel Vegetal; Papel Siliconizado.
Recicladores se interessam por toneladas. Tente coletar os papéis de todos os escritórios de um edifício. Você pode vender diretamente para um sucateiro, mas o valor é baixo.
Instituto de Pesquisas Tecnológicas - www.ipt.br
Ajuda Brasil - www.ajudabrasil.org
Nitideal - www.nitideal.com.br
quarta-feira, 27 de abril de 2011 | Postado por Meio Ambiente às 15:30 0 comentários
Marcadores: Papel
RECICLAR PAPEL
- Rebarbas geradas durante os processos de fabricação destes materiais, ou de sua conversão em artefatos, ou ainda geradas em gráficas;
- Artefatos destes materiais pré ou pós-consumo
Equipe: Diego Medeiros; Diego Ravi; Jéssica Coutinho; Heledy Jéssica; Luan Barretto; Rafael Novaes; Renyo Alves.
segunda-feira, 18 de abril de 2011 | Postado por Meio Ambiente às 20:32 0 comentários
Marcadores: Papel
Energia
- À medida que os recursos, como o petróleo, se forem tornando menos disponíveis e mais caros, o homem terá de optar cada vez mais pelos recursos energéticos alternativos e renováveis, como a água, o vento, as ondas do mar, a energia solar, recursos estes inesgotáveis.
- O consumo de energia intensifica-se com o passar dos tempos. Como a energia é proveniente da utilização e transformação de forças oferecidas pela natureza, a agressão ao meio ambiente é cada vez maior.
- A energia é produzida por: * usinas hidroelétricas (água), * usinas térmicas (queima de combustível), * usinas nucleares (fissão e fusão de átomos). A produção descontrolada de energia acarreta em sérios prejuízos ao meio ambiente, modificando a paisagem e o clima. Afeta assim, o ecossistema, a fauna e a flora.
- O uso racional de energia implica na redução de produção e assim, causa menores danos ambientais.
http://www.biodieselbr.com/energia/agro-energia.htm
http://www.minerva.uevora.pt/odimeteosol/energias.htm
http://www.geniodalampada.com
Equpe: Camila Reis Costa, Claudijane Bomfim, Cristiane dos Santos, Luane Lavrador, Natália dos Santos
sábado, 16 de abril de 2011 | Postado por Meio Ambiente às 12:51 0 comentários
Marcadores: Energia
Como evitar o desperdício de água potável
Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas. A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:
- 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
- 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:
- 29,7% aquíferos;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março.
A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.
Porém, está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano.
A poluição hídrica é outro fator agravante, os rios são poluídos por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.
Ciclo da água
O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, consiste no processo dinâmico de diferentes estágios da água. Para melhor compreensão deste ciclo podemos iniciar sua explicação através da evaporação da água dos oceanos. O vapor resultante das águas oceânicas é transportado pelo movimento das massas de ar. Sob determinadas condições, o vapor é condensado, formando as nuvens, que por sua vez podem resultar em precipitação. A precipitação pode ocorrer em forma de chuva, neve ou granizo. A maior parte fica temporariamente retida no solo, próxima de onde caiu, e finalmente retorna à atmosfera por evaporação e transpiração das plantas. Uma parte da água resultante, escoa sobre a superfície do solo ou através do solo para os rios, enquanto que a outra parte infiltra profundamente no solo e vai abastecer o lençol freático.
Água no Brasil
O Brasil é um país privilegiado com relação à disponibilidade de água, detém 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul e possui o maior rio do planeta (rio Amazonas). Os climas equatorial, tropical e subtropical que atuam sobre o território, proporcionam elevados índices pluviométricos. No entanto, mesmo com grande disponibilidade de recursos hídricos, o país sofre com a escassez de água potável em alguns lugares. A água doce disponível em território brasileiro está irregularmente distribuída: aproximadamente, 72% dos mananciais estão presentes na região amazônica, restando 27% na região Centro-Sul e apenas 1% na região Nordeste do país.
Outro fator agravante é a ausência de saneamento básico nas residências da população brasileira. Atualmente, 55% da população não tem água tratada nem saneamento básico. Políticas públicas devem ser desenvolvidas para reverter esse quadro. Pesquisas indicam que para cada R$ 1,00 investido em saneamento, o governo deixa de gastar R$ 5,00 em serviços de saúde, ou seja, são investimentos que proporcionam qualidade de vida para a população e economia aos cofres públicos em curto prazo.
Possíveis atitudes para reduzir o desperdício de água:
- Aproveitar as águas da chuva, armazenado-as de maneira correta;
- Fechar a torneira enquanto escova os dentes;
- Reaproveitar o papel. Isso é muito importante, pois para produzir papel gasta-se muitos litros de água;
- Acabar com o pinga-pinga da torneira. Uma torneira gotejando, gasta, em média, 46 litros de água por dia;
- Reduzir o consumo doméstico de água potável;
- Não contaminar os cursos d’água;
- Agir como consumidores conscientes e exigir que as empresas produzam detergentes e produtos de limpeza que diminuam a poluição do meio ambiente (biodegradáveis);
- Evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água, e não lavar as calçadas utilizando água potável;
- Ao tomar banho, devemos desligar o chuveiro ao ensaboar, pois uma ducha chega a gastar mais de 16 litros de água por minuto.
Todas essas mudanças de hábitos são pequenas, no entanto, geram grandes diferenças. Faça você a sua parte, contribua para a preservação do bem mais valioso da Terra.
Postado por Meio Ambiente às 12:45 0 comentários
Marcadores: Água
Garrafas Plásticas
Um dos materiais mais úteis, duráveis e abundantes conhecido pelo homem, ele permeia cada esfera da vida humana. Protege e armazena nossa comida, escovamos nossos dentes com ele, podemos encontrá-lo em nossos refrigeradores, carros, computadores e celulares. Em resumo, está em todo lugar, sustentando nossa forma de vida em tal extensão que não conseguimos imaginar a vida sem ele.
Postado por Meio Ambiente às 06:55 0 comentários
Marcadores: Plástico
quinta-feira, 14 de abril de 2011 | Postado por Meio Ambiente às 15:38 0 comentários
Marcadores: Água
Água, Não Desperdice!!!!
- Aproveitar as águas da chuva, armazenando-as de maneira correta;
- Fechar a torneira enquanto escova os dentes;
- Reaproveitar o papel. Isso é muito importante, pois para produzir papel gasta-se muitos litros de água;
- Acabar com o pinga-pinga da torneira. Uma torneira gotejando, gasta, em média, 46 litros de água por dia;
- Reduzir o consumo doméstico de água potável;
- Não contaminar os cursos d’água;
- Agir como consumidores conscientes e exigir que as empresas produzam detergentes e produtos de limpeza que diminuam a poluição do meio ambiente (biodegradáveis);
- Evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água, e não lavar as calçadas utilizando água potável;
- Ao tomar banho, devemos desligar o chuveiro ao ensaboar, pois uma ducha chega a gastar mais de 16 litros de água por minuto.
Todas essas mudanças de hábitos são pequenas, no entanto, geram grandes diferenças. Faça você a sua parte, contribua para a preservação do bem mais valioso da Terra.
Equipe: Mário Montino, Luan, Iaina Priscila, Felicio, Wellington
Postado por Meio Ambiente às 11:04 0 comentários
Marcadores: Água
Postado por Meio Ambiente às 08:28 0 comentários
Marcadores: Resíduos Orgânicos
Resíduos Laboratirais
b) separação dos resíduos diretamente na fonte em que são gerados, prevenindo-se a mistura de resíduos perigosos com sólidos, evitando o aumento do perigo e do volume final de despejos;
c) transferência de poluentes de uma fonte a outra ( coleta de emissões de orgânicos de uma capela em um filtro de carbono que deverá ser tratado ou descartado);
d) concentração dos resíduos com o objetivo de reduzir o volume;
e) outros tratamentos ( exemplo: neutralização); e
f) descarte apropriado e legal.
Equipe: Jean Jorge, Yago Costa, Gabriela Prazeres, João Felipe, Daniela Coelho, Monique Gonçalves
quarta-feira, 13 de abril de 2011 | Postado por Meio Ambiente às 14:19 0 comentários
Marcadores: Resíduos Laboratirais
A questão do Consumo de papel
- Associação Brasileira de Celulose e Papel. Disponível em http://www.bracelpa.org.br/ acesso em 20 de março de 2011.
- _______. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental. Agenda Ambiental na Administração Pública. Livro de apoio. 4ª. ed. – Brasília, 2007.
- MUNIZ, V. Documentário: Lixo Extraordinário, 2009. Disponível em: http://www.lixoextraordinario.net acesso em 07 de abril de 2011.
Equipe: Diego Medeiros; Diego Ravi; Jéssica Coutinho; Heledy Jéssica; Luan Barretto; Rafael Novaes; Renyo Alves.
segunda-feira, 11 de abril de 2011 | Postado por Meio Ambiente às 17:43 0 comentários
Marcadores: Papel